Aprenda a descartar o óleo de cozinha corretamente
O óleo de cozinha usado pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.
Além disso, quando o óleo usado é descartado na pia, acumula no encanamento e retém resíduos, entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura. Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.
Por isso nunca jogue o óleo de cozinha em ralos, pias ou no solo. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.
Abaixo selecionamos links de empresas que fazem a coleta de óleo de cozinha usado em todo o Brasil. Veja:
Pão de Açúcar: http://www.grupopaodeacucar.com.br/landing/alo-recicle.htm
Porto Seguro: http://www.portoseguro.com.br/reciclagem
Extra: http://www.familiaextra.com.br/familia-extra/sobre-o-extra/resp-socioambiental/
Cargill: Tem pontos em supermercados Carrefour, na Sabesp e na ONG Trevo
http://www.cargill.com.br/pt/noticias/NA3038000.jsp
Liza: http://www.liza.com.br/SuaVida/Sustentabilidade/Default.aspx
Felizmente o poder público também está pensando a respeito do óleo de cozinha e já instituiu leis e decretos para evitar a poluição ambiental. A Lei Estadual 12.047, por exemplo, criou o Programa Estadual de Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal ou Animal e Uso Culinário. Já o Decreto Municipal 50.284 – São Paulo regulamenta a Lei nº 14.487 que introduziu o Programa de Conscientização sobre a Reciclagem de Óleos e Gorduras de Uso Culinário na cidade de São Paulo, assim como a Lei nº 14.698, que proíbe que o óleo comestível seja jogado no meio ambiente.
Há ainda o interessante caso da cidade de Indaiatuba, no qual a prefeitura faz a coleta para transformar o óleo em biodiesel. Mais informações em: http://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta/.
Você conhece outras iniciativas e projetos para a coleta de óleo de cozinha? Compartilhe conosco.