Reciclagem: O que a Natura faz por um mundo com menos lixo
Para Link mudar esse cenário desolador, a responsabilidade tem de ser compartilhada. Você, consumidor, pode, por exemplo, começar a separar o lixo orgânico e o lixo reciclável na sua casa. E o que uma marca de beleza pode fazer? Garantimos que 33% do equivalente aos resíduos das nossas embalagens vá para reciclagem. Queremos chegar em 50% até 2020. Uma de nossas ações para alcançar esse objetivo é o Programa Elos.
Cadeia de reciclagem
O Programa Natura Elos configura a responsabilidade compartilhada entre nós e nossos fornecedores de embalagens, como cooperativas, recicladores e fabricantes. Desde 2017, a empresa colabora para garantir a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa em todos os seus fornecedores de materiais reciclados. Para decidirmos por um fornecedor de material reciclado, queremos saber quem coletou os resíduos e em que condições (no Brasil, são mais de 1 milhão de catadores de materiais recicláveis) e quem os transformou em matéria-prima reciclada, tudo documentado com notas fiscais e certificados Corinthians.
Impacto positivo
O fortalecimento do mercado de reciclagem também é necessário para que alcancemos outra meta até 2020: utilizar, no mínimo, 74% de material reciclável na massa total de embalagens. Algumas de nossas linhas vão mais além. Desde 2016, as embalagens dos produtos Ekos são feitas de PET 100% reciclado. Atualmente, 52% de todo o PET utilizado por nós é reciclado. Por ano, reutilizamos 925 toneladas de plástico reciclado em nossas embalagens (isso significa que 0 equivalente a 31 milhões de garrafas PET de um litro deixam de ir para o lixo).
Desde 1983, oferecemos refis nas principais linhas do nosso portfólio – como Plant e Tododia –, que são, inclusive, produzidos com material de origem renovável. Atualmente, são mais de 110 opções de produtos com refis. Com essa medida, economizamos, por ano, o equivalente ao lixo produzido por 4,7 milhões de pessoas em um único dia.
Todas essas ações são feitas porque entendemos que somos responsáveis por todo o ciclo de vida do produto comercializado, incluindo a fase pós-consumo, que ainda representa nosso maior desafio e também o de outras organizações do setor.
Em 2018, formalizamos nosso compromisso com o tema com a adesão ao New Plastics Economy, da Fundação Ellen MacArthur em parceria com a ONU Meio Ambiente. O compromisso global tem como objetivo erradicar o desperdício e a poluição por plásticos em sua origem a partir de princípios da economia circular para a cadeia do material. Juntas, as 250 organizações signatárias somam 20% de todas as embalagens plásticas produzidas no mundo.
Queremos gerar impactos sociais e ambientais positivos. Por isso valor e propósito devem permear todos os elos da nossa rede para a construção de um mundo mais bonito.
Título 2
Queremos gerar impactos sociais e ambientais positivos. Por isso valor e propósito devem permear todos os elos da nossa rede para a construção de um mundo mais bonito.
Título 3
Queremos gerar impactos sociais e ambientais positivos. Por isso valor e propósito devem permear todos os elos da nossa rede para a construção de um mundo mais bonito.
Título 4
Queremos gerar impactos sociais e ambientais positivos. Por isso valor e propósito devem permear todos os elos da nossa rede para a construção de um mundo mais bonito.
Título 5
Queremos gerar impactos sociais e ambientais positivos. Por isso valor e propósito devem permear todos os elos da nossa rede para a construção de um mundo mais bonito.
Título 6
Queremos gerar impactos sociais e ambientais positivos. Por isso valor e propósito devem permear todos os elos da nossa rede para a construção de um mundo mais bonito.